07 NOV 2022

Arquidiocese de Santarém promove a campanha de Natal “Pão em todas as mesas”

Os alimentos não perecíveis serão arrecadados e distribuídos pelas paróquias e áreas pastorais da Arquidiocese de Santarém

A Arquidiocese de Santarém promove mais uma ação para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social. É a campanha “Pão em todas as mesas”, com o lema “Pequenos gestos fazem a diferença”. A iniciativa consiste na arrecadação de alimentos não perecíveis que serão distribuídos próximo ao Natal.

Nesta campanha, as paróquias e áreas pastorais são responsáveis em divulgar a ação e arrecadar os alimentos não perecíveis, além de fazer a montagem e distribuição das cestas básicas. A entrega será no dia 22 de dezembro ou de acordo com a realidade local. A Arquidiocese renova seu compromisso de ajudar as famílias mais necessitadas para que tenham a refeição (ceia) natalina com dignidade.

O Arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, destaca o envolvimento das paróquias e áreas pastorais da Igreja particular de Santarém. “Para isso queremos envolver todas as paróquias, áreas pastorais e comunidades para que possamos lançar esse olhar de amor, de caridade para as famílias e ver nelas a presença do próprio Cristo que precisa ser acolhido em nossos corações”, salientou.

O coordenador das Pastorais Sociais da Arquidiocese, padre Luiz Carlos Fernandes, esclarece como as empresas, entidades e demais instituições podem contribuir com esta campanha: “Elas podem procurar as paróquias mais próximas de onde estão localizadas e fazer sua doação, assim estarão ajudando as famílias mais necessitadas”. Ou então, segundo o padre, procurar uma comunidade que esteja numa área mais de periferia e fazer sua colaboração.

Dom Irineu ressalta ser “importante que se arrecade alimentos, que as pessoas tenham o coração aberto para fazer uma colaboração, uma doação, lá na sua comunidade, na sua área pastoral, na sua paróquia. Para que, depois, recolhendo uma boa quantidade de alimentos, se faça também um cadastro das famílias, mais necessitadas, e que, justamente essas famílias sejam ajudadas pela campanha que estamos promovendo”. E continuou: “E assim possamos ser como Cristo, que dá o pão a todos àqueles que mais precisam”.

Padre Luiz Carlos motiva a população a colaborar com a campanha Pão em todas as mesas. “Nesse Natal, faça esse gesto de carinho, de solidariedade, de amor para com o próximo, doando. Se você tem condições de doar uma cesta básica, doe uma cesta. Se não tem, mas pode doar alguns quilos de alimentos, doe. Pois, juntando com outros quilos de alimentos, se fará novas cestas básicas. Você é convidado a fazer parte desse gesto tão bonito”, finalizou.