19 JUL 2022

Círio de Nossa Senhora da Conceição 2022 retorna para formato tradicional, em Santarém

“A programação do Círio nº 104 foi divulgada durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira”

Coletiva realizada na manhã desta terça-feira, 19.

Em sintonia com o Sínodo para Amazônia e na reflexão com o tema: “Maria Imaculada, ensina-nos a caminhar em comunhão com a Igreja”, o Círio de Nossa Senhora da Conceição retorna ao formato tradicional, ou seja, os fiéis católicos vão às ruas de Santarém em procissão para agradecer e renovar seus votos de fé.

A informação foi anunciada pela Diretoria da festa de Nossa Senhora da Conceição durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, (19) em Santarém (PA).

A decisão leva em consideração a abertura de espaços públicos e a liberação de algumas atividades, bem como o número de pessoas infectadas pela Covid-19.

O Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, destaca que o trajeto será o tradicional, já realizado em anos anteriores, porém ainda é vivenciado o processo de pandemia e que a programação está sujeita aos protocolos sanitários. “A saída será da Igreja de São Sebastião, após a missa solene, seguindo pela Avenida São Sebastião, Avenida Cuiabá, Av.Tapajós até a Praça da Matriz. Ainda não sabemos como serão os próximos dias de saúde, se houver qualquer nova norma, porventura, do sistema de saúde do município, estado ou a nível federal, nós nos adaptaremos”, esclarece Dom Irineu.

Além do retorno do formato tradicional do Círio foram repassadas informações acerca da programação do Círio 2022, dentre elas, a inclusão de um uma nova Romaria voltada para os profissionais Liberais e Servidores Públicos, além da “Remaria”, com saída de Manaus (AM). A realização será em parceria com Associação Santarena de Canoagem e Ecologia (ASCAE). No trajeto da remaria deve ser feito um trabalho de evangelização, sensibilização e integração regional nas cidades de Itaquatiara, Parintins, Óbidos, Juruti e as comunidades ao longo do rio Amazonas, próximo a Santarém.

Já as peregrinações começam a partir do dia 16 de agosto e seguem no formato realizado em 2021.  De acordo com Massaraí Aguiar, da equipe de coordenação da festa, cada paróquia organiza sua forma de trabalho e métodos de visitas, tanto das áreas urbanas, quanto rurais. “A pessoa vai em sua paróquia, conversa com padre responsável por aquela comunidade, e ele deve fazer o agendamento dessa visita de acordo com a comunidade”.

A celebração de bênção e envio das imagens peregrinas será no próximo dia 04 de agosto, às 19h, na Catedral Metropolitana de Santarém.

CRONOGRAMA CONFIRMADO

04 de agosto – Missa Apresentação do Cartaz Oficial da Festa, bênção e envio das Imagens Peregrinas. Elevado da Praça da Matriz, 19h. (MISSA ADIADA PARA O DIA 11 DE AGOSTO).

16 de agosto – Início das Peregrinações nos Órgãos Púbicos e Instituições Privadas.

30 de outubro – Apresentação do Manto e da Corda do Círio 2022. Missa na Catedral às 19h.

19 de novembro – Transladação do Círio das Crianças e chegada da remaria

20 de novembro – Círio das Crianças.

25 de novembro – Recital Pérolas para Maria. Catedral às 20h

26 de novembro – Transladação do Círio 2022. Missa na Catedral às 18h. Transladação sai em seguida.

27 de novembro – Círio de Nossa Senhora da Conceição

06h – Missa do Círio – São Sebastião.

07h – Círio de Nossa Senhora da Conceição 2022.

19h – Início do Novenário e Arraial da Padroeira.

08 de dezembro – Encerramento.

06h – Alvorada Festiva.

07h – Missa Solene na Catedral Metropolitana de Santarém

10h – Leilão da Festa.

18h – Procissão e Missa de Encerramento da Festa.

24h – Espetáculo Pirotécnico.

30 de dezembro – Prestação de Contas da Festa. Missa na Catedral às 20h.

Confira no link a coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 19.

Texto: Equipe de Imprensa do Círio