13 OUT 2021

Missa marca abertura do Sínodo Arquidiocesano nesta sexta-feira, 15

A Arquidiocese de Santarém realiza nesta sexta-feira, 15 de outubro, a Missa de Abertura do Sínodo Arquidiocesano. Será na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, às 19h30, e transmitida pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação. Devem participar padres, religiosos e religiosas, representações das paróquias e áreas pastorais, membros das pastorais, movimentos e demais equipes.

O Sínodo Arquidiocesano é parte integrante do Sínodo dos Bispos de 2023 convocado pelo Papa Francisco que ocorrerá no Vaticano destacando o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. A Igreja de Santarém vai promover sua assembleia em várias etapas, que posteriormente terá a programação divulgada.

A Assembleia de 2023 é diferente de todas que foram promovidas pela Igreja Católica Apostólica Romana, pois, no percurso serão ouvidas as prelazias, as dioceses e as arquidioceses do mundo. O processo de escuta inclui um documento de preparação e um questionário.

A abertura do Sínodo dos Bispos de 2023 foi realizada nos dias 9 e 10 de outubro de 2021 no Vaticano pelo Papa Francisco.

Encontros de reflexão

Este ano a Arquidiocese já promoveu encontros de reflexão sobre o Sínodo de 2023 para padres, religiosos e religiosas, lideranças das paróquias, coordenadores de pastorais e demais equipes de serviço. As formações foram assessoradas pelo padre Hélio Fronczak, professor da Faculdade Católica de Belém.

Abertura nas paróquias

Após a abertura, em nível de Arquidiocese, as paróquias e as áreas pastorais devem realizar a abertura do Sínodo em suas celebrações do fim de semana, 16 e 17 de outubro.

Uma carta de mobilização assinada pelo Arcebispo Dom Irineu Roman e pelo Coordenador de Pastoral, Padre Cleonildo Paulo, foi enviada ao povo de Deus desta Igreja particular. Clique AQUI e confira o documento.

Confira no vídeo a mensagem-convite de Dom Irineu Roman para a celebração desta sexta-feira.

Texto: Aritana Aguiar