20 SET 2021

Círio da Conceição 2021 será em forma de condução da Imagem Oficial

Nesse ano de 2021, o Círio da Padroeira da Arquidiocese de Santarém será em forma de condução da Imagem Oficial. A imagem de Nossa Senhora da Conceição será conduzida pelas ruas de Santarém em carro oficial da Diretoria. As procissões e romarias anunciadas na programação oficial do Círio também ocorrerão no mesmo modelo de condução da imagem, bem como o Círio das Crianças.

O Círio 2021 convida os fiéis a refletirem o tema “Maria, mãe de Jesus, esposa de José”. Nesse sentido, a Diretoria da Festa escolheu a Igreja de São José Operário, na Região II de Pastoral, para a saída da condução da imagem. Toda a programação oficial do Círio será transmitida pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação (TV Encontro e Rádio Rural de Santarém, as transmissoras oficiais do Círio da Conceição) e pelas redes sociais oficiais da Festa. O trajeto oficial do Círio, bem como das demais romarias e procissões, será divulgado nas proximidades dos eventos.

No caso das romarias e procissões, elas serão realizadas a partir de uma nova proposta de trabalho: como procissões continuadas. Assim, a cidade será coberta com as bênçãos de Maria Santíssima.

O Arraial da Festa ocorre como de costume na praça Monsenhor José Gregório (Praça da Matriz), mas em menor porte, para mantermos a segurança sanitária do local.

A Diretoria da Festa analisou todos os cenários possíveis para que o Círio seja realizado da melhor forma para a evangelização do povo católico santareno. Mas, acima de tudo, a Diretoria da Festa precisa agir com responsabilidade para com os fiéis, respeitando todos os protocolos sanitários e realizando um Círio seguro. Lembrando ainda que toda programação está condicionada à realidade sanitária vivida à época do Círio, podendo haver alteração de acordo com os protocolos vigentes.

Brasão da Catedral

Neste domingo, 19, foi lançado o brasão da Catedral Metropolitana de Santarém. Confira abaixo a descrição:

O Brasão é concebido em escudo único de azul e dourado que guarnece os sagrados símbolos da cristandade: no quadrante superior está o “JHS” ( Jesu Hominum Salvator , Jesus Salvador dos homens) que, em conjunto com o triângulo, representa a Santíssima Trindade timbrado no frontão da Catedral de Santarém.

Na orla inferior, o monograma mariano composto pelas iniciais da “Ave-Maria” sobre a lua e circundado de doze estrelas, alegorias oriundas do livro do apocalipse de São João que consigna à Imaculada Conceição da Mãe de Deus. No listel em prata, lê-se a frase latina de identificação paroquial “PARŒCHIA B.V.M. IMMACULATÆ CONCEPTIONIS” (Paróquia da Bem-aventurada Virgem Maria da Imaculada Conceição).

Posicionada na parte posterior do escudo, a Cruz Paroquial encima e finaliza o brasão com a autarquia que lhe é atribuída, a categoria de paróquia e sede do poder eclesiástico arquidiocesano. Este símbolo fora inspirado nos traços da cruz que está afixada no topo da fachada deste templo, dedicado à Nossa Senhora da Conceição.

Texto:

Sabrina Di Paula