21 JUN 2021

Instituto Filosófico e Teológico São Pio X promove Semana Interdisciplinar 2021

O Instituto Filosófico e Teológico São Pio X promove a Semana Interdisciplinar 2021 nos dias 21, 23, 24 e 25 de junho destacando o tema “Igreja presente: conflitos e justiça restaurativa”. O objetivo é oferecer aos seminaristas o início de uma reflexão sobre outras possibilidades de abordagem e enfrentamento de conflitos.

Nesta Semana participam os seminaristas do propedêutico e os que estão no primeiro ano do curso de Filosofia do Seminário São Pio X, além de lideranças de comunidades da cidade de Santarém, sempre seguindo os protocolos de segurança sanitária.

A programação desta segunda-feira, 21, iniciou pela manhã no Seminário São Pio X, com abertura feita pelo diretor do Instituto, padre Alessandro Miranda. Logo após foram apresentadas as duas convidadas do dia, as advogadas Mara Roberta Cardozo, facilitadora e multiplicadora de Justiça Restaurativa, e Maria de Nazaré Rebelo, professora de Direito, que abordaram o tema "Justiça Restaurativa e os Círculos de Construção de Paz”.

Na quarta-feira, 23, a partir das 8h30 no Seminário São Pio X, será abordada a temátiImage titleca “A Igreja presente em circunstâncias de conflito”. Foram convidados o Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), a Comissão Justiça e Paz (CJP) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Arquidiocese de Santarém. Este encontro é aberto ao público e deve encerrar ao meio-dia. Na programação da tarde, restrita aos seminaristas, ocorre uma experiência vivencial dos ciclos de construção de paz.

Já na quinta-feira, 24 de junho, os seminaristas irão visitar a terra indígena Borari, em Alter do Chão, para ouvirem os relatos dos conflitos vivenciados pela comunidade. No último dia, sexta-feira, 25, no Seminário São Pio X, a partir das 8h30, haverá a exposição do tema “Aprendendo o processo do círculo de construção de paz”. Esta programação é aberta ao público.