02 JUN 2021

Bispo santareno é nomeado pelo Papa Francisco como novo Arcebispo de São Luís (MA)

Foto: Diocese do Crato

O Papa Francisco nomeou o bispo santareno Dom Gilberto Pastana como novo arcebispo da Arquidiocese de São Luís (MA) nesta quarta-feira, 2 de junho. O Santo Padre acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom José Belisário da Silva ao governo pastoral da arquidiocese por motivo de idade.

Dom Gilberto é o primeiro sacerdote santareno que se torna Arcebispo. E no histórico da Arquidiocese de Santarém, ele é o segundo bispo nascido nesta Igreja Particular, o primeiro foi Dom Frederico Costa, que na época foi nomeado como primeiro prelado da maior Prelazia do mundo, a Prelazia de Santarém.

Sobre Dom Gilberto

Dom Gilberto Pastana de Oliveira nasceu na vila de Boim, município de Santarém, estado do Pará, em 29 de julho de 1956. Filho de Geraldo Braga de Oliveira e Rita Pastana de Oliveira. Ele é o sexto, dentre oito irmãos. Importante destacar que Dom Frederico também nasceu na Vila de Boim.

Em 9 de abril de 1957, Dom Gilberto foi batizado na Paróquia de Santo Inácio de Loyola em Boim. Sua Primeira Comunhão ocorreu na Paróquia de São Raimundo Nonato no dia 27 de novembro de 1963, a Crisma foi na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no dia 15 de novembro de 1975, ordenado diácono no dia 27 de dezembro de 1983 na Igreja de São Francisco no município de Monte Alegre, estado do Pará e ordenado Presbítero na Paróquia de Cristo Libertador no dia 27 de julho de 1985 em Santarém. Depois de uma longa trajetória sacerdotal na então Diocese de Santarém, no dia 3 de agosto de 2005 o Papa Bento XVI o nomeou como bispo da Diocese de Imperatriz, estado do Maranhão.

Dois meses após sua nomeação, o então padre Gilberto Pastana foi ordenado bispo sob imposição das mãos do saudoso Dom Lino Vombömmel no dia 28 de outubro de 2005 na Praça em frente à Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Ele escolheu como lema episcopal o trecho bíblico “Venha o teu reino (Mt 6, 10a)”. Sua posse como novo bispo de Imperatriz ocorreu no dia 13 de novembro daquele ano, e assim, Dom Gilberto Pastana dava início a sua mais nova missão depois de receber o terceiro grau do sacramento da Ordem, o episcopado.

Dom Gilberto com Dom Lino no dia do anúncio de sua nomeação como bispo de Imperatriz

Enquanto esteve em Imperatriz, ele serviu ao Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como referencial para Liturgia, para as CEBs e os Leigos, de 2005 a 2016. Chegou até a ser presidente do Regional no período de 2010 a 2015.

Com mais de 10 anos de Bispo no Maranhão, o Papa Francisco o nomeou em 18 de maio de 2016 como bispo coadjutor da Diocese de Crato (CE). Sua apresentação aconteceu na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, no dia 17 de julho daquele ano, e exerceu o ofício de bispo coadjutor até sua nomeação como bispo diocesano, em 28 de dezembro de 2016.

Desde 2016, Dom Gilberto é bispo referencial para a Liturgia e para as CEBs no Regional Nordeste 1 da CNBB.

Agora Dom Gilberto volta para o Maranhão, mas agora na condição de Arcebispo depois ter sido nomeado pelo Papa Francisco nesta quarta-feira, 2 de junho, como novo titular da Arquidiocese de São Luís no Maranhão.

Vale lembrar que o bispo Dom Esmeraldo Barreto de Farias, ex-bispo de Santarém, foi bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís.

Ordenação sacerdotal de Dom Pastana

Estudos

O mais novo Arcebispo iniciou o curso superior de Filosofia e Teologia na Universidade Federal do Pará em 1977, transferindo-se em 1978 para o Instituto de Pastoral Regional – IPAR em Belém, onde concluiu o bacharelado em 1983.

Nos anos 1990 a 1992, foi estudar em Roma, na Itália, onde recebeu o título acadêmico de mestre em Teologia com especialização em Teologia Espiritual na Faculdade Teresianum.

Com informações da Pascom Santarém e CNBB Nacional.