01 JUN 2021

CJP faz estudo sobre a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

Reprodução da reunião da CJP

A Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Santarém (CJP) realizou na noite desta segunda-feira, 31 de maio, Dia da Coroação de Nossa Senhora, um estudo (modo virtual) sobre a 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe a ser realizada em novembro deste ano no México.

Segundo o coordenador da CJP, Thiago Rocha, o estudo “foi orientado a partir do documento preparatório da Assembleia intitulado Documento para o Caminho em direção a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe”. E acrescentou: “A Assembleia ocorrerá sob o olhar amoroso de Nossa Senhora de Guadalupe. É importante que estejamos acompanhando e fazendo parte desse processo de nossa Igreja na América Latina”.

De acordo com Thiago, o caminho de preparação e a própria assembleia é realizado com um “caráter sinodal, que significa literalmente ‘caminhar juntos’, homens e mulheres, leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos, seminaristas, sacerdotes, bispos e todas as pessoas de boa vontade que desejam fazer parte desta caminhada em comunidade” (Cf. documento preparatório da Assembleia Eclesial).

A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe ocorrerá de 21 a 28 de novembro no entorno do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México com o lema “Somos todos discípulos missionários em saída”.