27 MAI 2021

Arquidiocese de Santarém ganha nova paróquia nesta quinta-feira, 27

A Arquidiocese de Santarém ganha nesta quinta-feira, 27 de maio, mais uma paróquia. A Área Pastoral São Paulo Apóstolo, com sede na comunidade Jacamim, será elevada à categoria de paróquia. A missa de elevação canônica ocorrerá na Igreja Matriz do Jacamim com início às 20h e presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, CSJ.

A mudança de categoria acontece em decorrência do crescimento, solidificação e expansão da missão evangelizadora da área.

A celebração será transmitida pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação (Rádio Rural, TV encontro e redes sociais: facebook e youtube da TV Encontro).

Sobre a futura paróquia

A Área Pastoral São Paulo Apóstolo, localizada na Rodovia Santarém Curuá-Una, foi fundada no dia 15 de janeiro de 2017, às 9h, na comunidade Jacamim, em Celebração Eucarística presidida por Dom Flávio Giovenale, bispo da época. Depois de quatro anos e três meses, a área é elevada à categoria de Paróquia, tendo como primeiro pároco, padre Cleonildo Paulo, que também foi o primeiro administrador paroquial da Área São Paulo. A futura paróquia possui 24 comunidades e faz parte da Região 6 de Pastoral.

Com a elevação, a Arquidiocese de Santarém passa a ter 27 paróquias e 17 áreas pastorais.