06 MAI 2021

Pascom Santarém promove 21ª Semana da Comunicação de 10 a 16 de maio

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Santarém promove de 10 a 16 de maio a 21ª Semana Arquidiocesana da Comunicação destacando o tema do 55° Dia Mundial das Comunicações Sociais: ”Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são. Na programação haverá missas, reunião ampliada da Pascom, oficinas, Adoração ao Santíssimo Sacramento e Lives da Pascom Brasil.

A coordenadora da Pascom Arquidiocesana, Alessandra Miranda, destaca que a “Semana da Comunicação deste ano será quase em sua totalidade virtual. Por conta da pandemia, priorizamos promover as reuniões, oficinas e adoração ao Santíssimo de modo virtual. Ano passado foi totalmente on-line, pois as missas ainda estavam suspensas. Assim como ano passado, este ano continuamos com nossa programação em sintonia com a programação da Pascom Brasil que vai promover lives a partir do tema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais”.

De acordo com Alessandra, a mensagem do Papa traz a importância de ir ao encontro e enaltece a coragem dos jornalistas: “O Santo Padre trata da capacidade jornalística de ir a fundo e ele acrescenta que a comunicação não é somente com palavras, mas é também por meio da voz, dos gestos, do nosso olhar. É uma mensagem muito oportuna para o momento em que estamos vivendo, que é ficar distante um do outro. Ele alerta que por mais que haja tanta tecnologia que nos permite trabalhar a distância, nada substitui o ir ao encontro do outro”.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, instituído pelo Vaticano, é celebrado na festa da Ascensão do Senhor aos céus. Por ser uma data móvel, este ano a festa ocorrerá no dia 16 de maio, domingo. É tradição o Papa escrever uma mensagem para este dia. A mensagem costuma ser divulgada todo dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas e comunicadores.

Confira abaixo a programação completa da 21ª Semana da Comunicação:

10/05 - Segunda-feira

18h - Missa de abertura na Catedral Metropolitana de Santarém - Transmissão pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação (Rádio Rural, TV Encontro e Redes Sociais).

20h VINDE VER – Leitura Orante da Palavra de Deus, a partir de João 1, 39-46 (LIVE PASCOM BRASIL)

11/05 – Terça-feira

19h30 às 21h - Reunião ampliada da Pascom com Momento Orante

12/05 – Quarta-feira

20h GASTAR AS SOLAS DOS SAPATOS – Live com os membros do GRECOM para aprofundamento da mensagem do Papa Francisco para o 55º DMCS (LIVE PASCOM BRASIL)

13/05 – Quinta-feira

15h - Adoração ao Santíssimo Sacramento. Tema: “A espiritualidade do Comunicador”. Transmissão pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação (Rádio Rural, TV Encontro e Redes Sociais).

14/05 – Sexta-feira

20h - A CORAGEM DOS JORNALISTAS – Noite de testemunhos de jornalistas e comunicadores (LIVE PASCOM BRASIL)

15/05 - Sábado

OFICINA ON-LINE: 14h30 às 17h30 - Edição de vídeos em celular. Assessor: Jarlisson Linhares - Graduado em Informática Educacional e Editor de Multimídias da TV Encontro.

16/05 – Domingo – 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais

OFICINA ON-LINE: 9h às 11h - Ferramentas do Google - Google Meet, Google Forms, Google Classroom – Assessor: Marciel Rocha – Professor, MBA TI e Google Trainer (Campinas – SP)

18h - Missa de encerramento na Paróquia N. Sra. do Rosário, bairro Santarenzinho.

Missa nas Comunidades