22 ABR 2021

Encontro Virtual marca Dia Mundial do Planeta Terra

Image title

Neste dia 22 de abril é celebrado o Dia Mundial da Terra, para marcar a data, as Pastorais Sociais da Arquidiocese de Santarém e a articulação da Repam Santarém promovem o encontro “Identidade das Cidades Amazônicas – O caso de Santarém”. Será de modo virtual pelo google meet das 15h às 16h30 no link: meet.google.com/xsr-cdtq-ufx

O encontro terá como palestrante a professora titular da Universidade Federal do Pará - UFPA, dra. Ana Cláudia Duarte Cardoso. Sua área de pesquisa é a convergência entre a urbanização extensiva observada na Amazônia Oriental, os arranjos especiais dos assentamentos humanos da região e a defesa do direito à sociobiodiversidade.

Segundo as Pastorais Sociais e a Repam local, as cidades amazônicas são uma realidade que os movimentos, organizações e pastorais sociais precisam conhecer para serem proativos na construção de uma cidade que reconheça suas identidades híbridas; “que resiste às tipologias neocoloniais que não são adaptadas à paisagem e à cultura locais; e que denuncia formas de expansão urbana que provoca conflitos e injustiças socioambientais”. O debate público será sobre a cidade amazônica que se pode criar, para servir a todos com soluções estruturais e com qualidade de vida.

O Dia da Terra é comemorado mundialmente em 22 de abril. Essa data representa a luta em defesa do meio ambiente para promover reflexões sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.

Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top