14 JAN 2021

Arquidiocese promove formação sobre a CFE 2021

FOTO: CNBB (https://www.cnbb.org.br/escolhido-o-cartaz-da-campanha-da-fraternidade-ecumenica-de-2021-fraternidade-e-dialogo-compromisso-de-amor/)

Na manhã desta quinta-feira, 14, o Secretariado de Campanhas da Arquidiocese de Santarém promoveu uma formação sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. O encontro ocorreu de modo virtual, das 9h às 11h, e teve como facilitador o Secretário Executivo de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), padre Patriky Samuel. A videoconferência contou com a presença de padres, lideranças de áreas pastorais e paróquias da Arquidiocese, representantes de escolas católicas de Santarém, movimentos eclesiais, pastorais e do Regional Norte 2 da CNBB.

A CFE 2021 traz o tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14ª). Esta é a 5ª Campanha da Fraternidade Ecumênica promovida pela CNBB em parceria com o Conic. A Coleta Nacional da Solidariedade será no dia 28 de março de 2021, Domingo de Ramos.

Este ano, a campanha traz como principal objetivo, “convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para superar as polarizações e as violências através do diálogo amoroso testemunhando a unidade na diversidade”. Dentre os seus objetivos específicos, a CFE 2021 pretende redescobrir a força e a beleza do diálogo como caminho de relações mais amorosas; denunciar as diferentes violências praticadas e legitimadas indevidamente em nome de Jesus; contribuir para superar as desigualdades; animar o engajamento em ações concretas de amor ao próximo e promover a conversão para a cultura do amor, como forma de superar a cultura do ódio.

O Secretariado Arquidiocesano irá disponibilizar outros materiais da CFE 2021 aos participantes desta formação para que possam ser multiplicadores em suas comunidades, movimentos eclesiais, pastorais e escolas.

Formação virtual com assessoria do padre Patriky Samuel diretamente de Brasília (DF).