Pastoral da Comunicação (Pascom)

A Igreja em Santarém, em sua história, apresenta aspectos de uma vocação especial à comunicação. Há 55 existe a Rádio Rural; há 22 anos se começou a trabalhar com canais de TV, primeiro com a Rede Vida, depois a Rede Nazaré e agora a Rede Evangelizar. No ano de 1985 foi criado o Setor de Comunicação Social para trabalhar na divulgação das notícias da Igreja nos veículos da Diocese e também com a formação na comunicação de lideranças e nas liturgias. E ainda destaca-se também a presença de muitos agentes, profissionais católicos que são apaixonados pela comunicação e fazem dela sua missão na Igreja.

As articulações para a criação da Pastoral da Comunicação ganham vigor nos anos finais da década de 90, impulsionadas pelas reflexões que partiram da Campanha da Fraternidade de 1989, com o tema “Comunicação para a Verdade e a Paz”, e do Documento 59 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Igreja e Comunicação rumo ao novo milênio, 1997) que estabelecia como meta a implantação da Pascom nas paróquias do país.

Nesse contexto, as articulações são feitas e em 1999 é criada a Pastoral da Comunicação na então Diocese de Santarém tendo como marco a realização, no mês junho, do Primeiro Encontro Diocesano da Pascom (Edipas), no Centro de Formação Emaús, reunindo representações das regiões pastorais da Diocese.

Após 20 anos, pode-se olhar o caminho percorrido e vislumbrar os frutos das sementes plantadas com as equipes de Pascom existentes, algumas fortalecidas e outras nem tanto. Nesse caminho, registramos que já foram realizadas 20 edições do Encontro Diocesano da Pastoral da Comunicação, fazendo reflexões sobre igreja e comunicação para o público interno da igreja; e 19 Semanas da Comunicação, para marcar o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que possibilitam o diálogo entre os agentes da Igreja, a comunidade em geral e a academia, envolvendo lideranças, profissionais e pesquisadores dos fenômenos da Comunicação. Ao longo do percurso também se construiu uma boa relação com a imprensa local que possibilita espaços de divulgação das ações da Igreja.

Ressalta-se que as práticas da Pastoral da Comunicação em Santarém são desenvolvidas a partir de três eixos principais:

1) Formação e missão

Cuidar da formação das equipes de Pascom das áreas e paróquias; articulação da equipe de formação diocesana; projetos para elaborar material de formação no âmbito da comunicação;

2) Informação e Meios de Comunicação

Através das ações da Assessoria de Imprensa da diocese; relação com os profissionais dos veículos e o projeto Comunicadores Solidários que busca parceria com os profissionais de comunicação para atividades da igreja;

3) Integração na Arquidiocese – início do processo

Diálogo permanente com os demais segmentos da igreja buscando articulação e trabalho integrado.