Comissão Justiça e Paz (CJP)

Em Santarém, a Comissão Justiça e Paz (CJP) foi instalada no dia 13 de janeiro de 1992 na prioridade Pastoral Social da então Diocese.

A CJP é parte integrante da dimensão social da evangelização. O que significa que toda ação evangelizadora da Igreja, sobretudo na Arquidiocese de Santarém, deve ter a dimensão social que foi a pedagogia de Jesus nos anos em que Ele viveu na Galiléia e na Judéia.

A Comissão Justiça e Paz tem como serviço estimular os cristãos a consciência ética e cidadã frente às violações dos direitos humanos; tomar posição em nome da pastoral local na defesa dos direitos humanos; ser mediadora nos conflitos que envolvam categorias sociais injustiçadas; incentivar e acompanhar a criação de Comitês anticorrupção políticas nas áreas interessadas; promover análise de conjuntura política social periódica nas áreas interessadas para sensibilizar os cristãos das CEB’s e movimentos religiosos; estudar e divulgar documentos do Ensino Social da Igreja. Constituição Federal, Declaração Universal dos Direitos Humanos e outras que dizem respeito à defesa e promoção da dignidade humana.

Ações da CJP da Arquidiocese de Santarém: Formação em Direitos Humanos e cultura de paz; Estudos, reflexões e criação de Comitês 9.840; fiscalização e denúncias (período eleitoral); acompanha e assessora movimentos sociais em luta pela vida; encontros e palestras sobre a prioridade Pastoral Social e outros temas de sua competência; aciona as autoridades por meio de denúncias de violações de direitos humanos para a defesa da dignidade humana.