20 JAN 2020

Programação de chegada e posse do primeiro Arcebispo de Santarém

O primeiro Arcebispo da Arquidiocese de Santarém, Dom Irineu Roman, CSJ, chega ao município de Santarém no dia 28 de janeiro, terça-feira, às 14h45 em voo comercial no Aeroporto Maestro Wilson Fonseca. Na saída da sala de desembarque, ele fará um pronunciamento a todo povo de Deus, e de lá segue em carreata percorrendo diversas ruas da cidade, até o Seminário São Pio X por volta das 18h, onde terá um momento solene com a presença de autoridades locais.

Na quinta-feira, 29, Dom Irineu concederá entrevista coletiva nas dependências do Sistema Diocesano de Comunicação, às 9h. Depois ele fará algumas visitas.

A posse de Dom Irineu com a criação da Província Eclesiástica e Arquidiocese de Santarém será no dia 2 de fevereiro, domingo, na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, às 9h. A celebração contará com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. No mesmo dia, o Arcebispo preside sua primeira missa na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, Sé metropolitana.

Confira a programação:

28 de Janeiro – Terça-feira

14:45 - Chegada e recepção no Aeroporto Internacional de Santarém.

Logo após, Dom Irineu fará um pronunciamento a todo o povo de Deus.

15:00 -  Saída da carreata.

18:00 – Chegada no Seminário São Pio X: Cerimônia de recepção por parte dos representantes eclesiais, civis e militares.

End.: Rod. Santarém – Cuiabá, Km 03 – Bairro Esperança.

29 de Janeiro – Quarta-feira

09:00 – Coletiva de Impressa nas dependências do Sistema Diocesano de Comunicação.

11:30 – Almoço na Assembleia dos Missionários do Verbo Divino com todos os padres.

19:00 – Momento orante celebrativo com os religiosos e congregações masculinas e femininas.

30 de Janeiro – Quinta-feira

09:00 – Visita à Catedral, Cúria e Centro Diocesano de Pastoral.

19:30 – Viagem para Belém.

31 de Janeiro – Sexta-feira

13:45 – Viagem de Belém para Altamira -Instalação da Diocese do Xingu.

01 de Fevereiro – Sábado

09:00 – Altamira – Cerimônia de instalação da Diocese do Xingu e posse de Dom João Muniz.

Tarde: Retorno para Santarém.

02 de Fevereiro – Domingo

09:00 – Celebração de Posse Canônica e instalação da Província e Arquidiocese de Santarém.

19:00 – Primeira Missa na Catedral Metropolitana de Santarém.

03 de Fevereiro – Segunda-feira

09:00 – Reunião do Arcebispo com a Comissão de Governo da Arquidiocese.

14:30 – Reunião do Arcebispo com o Clero Arquidiocesano e religioso.

04 a 06 de Fevereiro - Retiro dos Padres

08:30 – Início (04/02)

12:00 – Término (06/02)

07 de Fevereiro – Sexta-feira

15:25 – Viagem para Belém rumo a Tucumã para a criação da Prelazia do Alto Xingu, no dia 09 de fevereiro.

10 de Fevereiro – Segunda-feira

19:25 – Retorno a Santarém.