12 JAN 2023

Associação Cultural N. Sra. da Conceição é reconhecida como Utilidade Pública Estadual

A Associação Cultural Nossa Senhora da Conceição foi declarada e reconhecida pelo governo do Pará como Utilidade Pública Estadual, por meio da Leiº 9.823, de 10 de janeiro de 2023. A sansão foi publicada nesta quinta-feira, 12, no Diário Oficial do Estado, assinada pelo governador Helder Barbalho.

Dentre as várias atividades que desenvolve, a Associação tem a missão de organizar e promover em parceria com a Arquidiocese de Santarém, a parte sociocultural da festividade de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Arquidiocese.

De acordo com o artigo 2 de Leiº 9.823, “esta lei outorga à Associação Cultural Nossa Senhora da Conceição habilitação em receber incentivos de qualquer natureza, através da celebração de convênios e/ou parcerias com órgãos do Poder Público Estadual em projetos sociais, econômicos, culturais, profissionalizantes, desportivos, ambientais e outros eventos de inclusão social”.

A Associação Cultural Nossa Senhora da Conceição já possui o título de Utilidade Pública Municipal concedida pelo município de Santarém, através da Lei Municipal n° 16.926/2001, de 27 de agosto de 2001.

A Arquidiocese de Santarém manifesta sua alegria pelo reconhecimento concedido a esta entidade e agradece ao deputado estadual José Maria Tapajós, autor da proposta de lei.

Exposição da Associação Cultural na festa de N. Sra. da Conceição 2022. Foto: Setor 01 - Diretoria de Comunicação/Equipe de Fotografia

Um breve histórico sobre a Associação

A Associação Cultural Nossa Senhora da Conceição foi fundada por diversas pessoas da Sociedade Civil que tinham o comum interesse de ajudar a promover a Festividade de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Santarém.

A Festa de Nossa Senhora da Conceição é o evento cultural e religioso mais antigo de Santarém, sendo realizada desde 1661, ano da fundação da Missão Religiosa entre os indígenas da foz do Rio Tapajós, que se tornou marco histórico da atual cidade de Santarém.

Exposição histórica na Festa da Conceição de 2022, promovida pela Associação. Foto: Setor 01 - Diretoria de Comunicação/Equipe de Fotografia

Hoje, ainda constitui em seu quadro alguns dos membros fundadores e outros que foram sendo admitidos ao longo destes mais de vinte anos de existência. Mantendo como uma das prioridades resgatar e promover os valores culturais presentes na cidade, de modo especial os ligados à Festa, como o Círio, o Arraial e o Leilão de oferendas.

No ano passado, 2022, a Associação Cultural promoveu, pela 1ª vez, uma exposição histórica, resgatando a memória da Festa da Conceição, apresentando os mantos, objetos de devoção, bem como documentos e fotos antigas da cidade de Santarém, que retratam alguma ligação com eventos de caráter cultural-religioso.

Constituiu-se esta exposição como uma notável oportunidade de mostrar ao público santareno o propósito para o qual a associação existe.

Momentos da exposição da Associação Cultural N. Sra. da Conceição na Festa da padroeira de 2022. Foto: Setor 01 - Diretoria de Comunicação/Equipe de Fotografia

Com informações do padre Sidney Canto