24 NOV 2022

Câmara de vereadores de Santarém realiza solenidade de entrega da Comenda Nossa Senhora da Conceição

A solenidade criada por meio de decreto legislativo reconhece personalidades que contribuem com a edificação da fé católica de santarenos

Por Setor 01 - Diretor de Comunicação/Equipe de Imprensa

Homenagem foi realizada nesta quinta-feira. Foto: Ascom Câmara de Vereadores

Foi em meio a manhã chuvosa desta quinta-feira (24) que aconteceu na Câmara Municipal de Santarém a solenidade de entrega da Comenda do Mérito Nossa Senhora da Conceição.

Agraciados pela chuva, os devotos e fiéis puderam participar do momento marcado por muitas manifestações de fé, emoção e devoção diante da presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição.

A comenda é resultado do Decreto 001, de 08 de junho de 2016, criado por meio do projeto da ex-vereadora Ana Elvira Alho.

Conforme previsto no decreto, a comenda é geralmente entregue a quatro personalidades que prestam serviços em nome da fé católica à padroeira da arquidiocese, porém dessa vez, 24 pessoas ou instituições receberam as homenagens. 20 receberam a comenda, entre eles os padres Armstrong Feitosa, Auricélio Paulino, Luís Augusto Amorim e Ademar Ribeiro, e o Sistema Arquidiocesano de Comunicação. Logo após, ocorreu a homenagem com a entrega das medalhas da Comenda N. Sra. da Conceição, sendo os agraciados pe. Ronaldo Nascimento, que já foi diretor da Festa, o Seminário Arquidiocesano São Pio X, Paula Piazza, doadora do manto deste ano e a professora Solimar Lopes de Vasconcelos.

Chegada da imagem peregrina de N. Sra. da Conceição. Foto: Ascom Câmara de Vereadores

Para o autor da comenda, vereador Carlos Martins esse momento é bastante significativo principalmente após esse retorno em que a Casa pôde receber as pessoas presencialmente.

“O que nós fizemos hoje foi receber aqui na Casa ‘Nossa Senhora da Conceição’. Essa sessão solene existe desde 2016, mas agora nós retomamos depois desses dois anos em que não foi possível fazer de forma tão aberta, e convidando muitas pessoas e homenageando vinte e quatro personalidades ou instituições do nosso município que tem serviços relevantes prestados pra nossa sociedade. Nós entendemos que a Igreja somos todos nós, e que pra construir uma sociedade melhor nós precisamos que todos participem”, ressaltou.

Entre os homenageados, quatro foram indicados pelo arcebispo Dom Irineu Roman, e os demais pelos vereadores.

Seminário São Pio X recebe a mendalha da Comenda. Foto: Ascom Câmara de Vereadores

Pe. Ruy Barbosa, diretor geral da Festa destacou a importância desse reconhecimento a partir das indicações de pessoas que contribuem para a Igreja e a Festa de Nossa Senhora da Conceição.

“As indicações se fazem a partir daqueles que colaboram com a festa, com a Igreja, colaboram com a Catedral. É uma maneira muito bem reconhecida pelo Poder Legislativo e pela Igreja de poder abraçar aqueles que se dedicam num trabalho voluntário e solidário em homenagem à Nossa Senhora. Ficamos muito contentes por essa comenda em sintonia a menção religiosa e civil para o nosso município, afirmou”.

A mesa oficial da cerimônia foi composta por autoridades civis, militares e religiosas. A cerimônia antecede o tão aguardado Círio de Nossa Senhora da Conceição, no próximo domingo (27).

Pe. Ronaldo é agraciado com a medalha. Foto: Ascom Câmara de Vereadores

Sistema Arquidiocesano de Comunicação é homenageado com a comenda. Foto: Ascom Câmara de Vereadores

Padre Ademar Ribeiro recebe a homenagem da Câmara. Foto: Ascom Câmara de Vereadores

Padre Luís Augusto recebe a homenagem do poder legislativo. Foto: Ascom Câmara de Vereadores