14 JUN 2022

Pastoral Urbana realiza cinco procissões da Festa do Corpo de Deus em Santarém

Nesta quinta-feira, 16 de junho, quando a Igreja celebra o Corpus Christi (Corpo de Deus), a Pastoral Urbana da Arquidiocese de Santarém promove cinco procissões. Cada procissão sairá das cinco regiões pastorais da área urbana de Santarém. Todas encerram na praça da Igreja do Santíssimo Sacramento, onde haverá a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Irineu Roman e transmitida pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação (Rádio Rural – AM 710, Tv Encontro – Canal 26.1 e redes sociais: facebook e youtube da Tv Encontro).

O dia de Corpus Christi é quando a Igreja comemora solenemente o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. É o único dia do ano em que Jesus, na hóstia consagrada, sai às ruas em procissão.

Neste dia especial para a Igreja Católica Apostólica Romana, os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, no qual o próprio Senhor se faz presente como alimento na caminhada de cada cristão.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. O Papa Clemente V tornou a festa da Eucaristia um dever canônico mundial.

Confira abaixo o trajeto das cinco procissões:

Procissão da Região Pastoral 01

Local de saída: Igreja de Santo Antônio – Bairro do Laguinho

Hora de saída: 16h

Trajeto: Travessa Luís Barbosa – Avenida São Sebastião (Igreja de Fátima) – Travessa Barjonas de Miranda – Avenida Marechal Rondon (Igreja de Aparecida) – Travessa Silvino Pinto (Igreja Nossa Senhora das Graças) – Avenida Borges Leal – Travessa Professor José Agostinho – Praça do Santíssimo Sacramento.

Procissão da Região Pastoral 02

Local de saída: Igreja de São Cristóvão – Bairro do Maicá

Hora de saída: 17h

Trajeto: Rua Ubirajara Bentes – Avenida Curuá-Una – Elinaldo Barbosa – Travessa Professor José Agostinho – Praça do Santíssimo Sacramento.

Procissão da Região Pastoral 03

Local de saída: Igreja do Menino Jesus – Bairro do Mapiri

Hora de saída: 16h

Trajeto: Orla do Mapiri – Avenida Borges Leal (Igreja de Santa Clara) – Passagem Amazonas – Plácido de Castro (Igreja de São Francisco) – Magalhães Barata (sentido rodoviária) – Rua João XXIII (Igreja São João Batista) – Avenida Bartolomeu de Gusmão – Travessa Jasmim – Avenida Verbena (Igreja Santa Terezinha) – Avenida Barão do Rio Branco (pelo cruzamento com a Sérgio Hein) – Avenida Borges Leal – Travessa Professor José Agostinho – Praça do Santíssimo Sacramento.

Procissão da Região Pastoral 04

Local de saída: Igreja de Santa Rita de Cássia – Bairro da Floresta

Hora de saída: 16h

Trajeto: Rua Couto Magalhães – Avenida Moaçara (pista da direita) – Avenida Curuá-Una – Avenida Professor José Agostinho (entrando pelo cruzamento da Elinaldo Barbosa) – Praça do Santíssimo Sacramento.

Procissão da Região Pastoral 05

Local de saída: Igreja Nossa Senhora de Guadalupe – Bairro Elcione Barbalho

Hora de saída: 16h

Trajeto: Travessa Quatro – Rua Maracanã – Rodovia Fernando Guilhon – Rua João XXIII – Avenida Magalhães Barata – Avenida Plácido de Castro – Avenida Sérgio Hein – Avenida Borges Leal – Travessa Professor José Agostinho – Praça do Santíssimo Sacramento.

Fotos: Pascom Santarém