13 ABR 2022

Recital, Espetáculo Sacro, Procissão e Vias Sacras em comunidades da Arquidiocese

Confira a programação de Recital, Espetáculo Sacro, Procissão e Vias Sacras em comunidades da Arquidiocese de Santarém nesta Semana Santa.

Image title

13 de Abril

Recital da Paixão nesta Quarta-feira Santa

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, bairro de Fátima, promove nesta Quarta-feira Santa, 13 de abril, o 10º Recital da Paixão de Cristo. Será na Igreja, às 19h30, destacando o tema “Contigo não estou sozinho”. A entrada é gratuita.

O Recital será transmitido pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação (Rádio Rural – AM 710, TV Encontro – Canal 26.1 e facebook e youtube da TV Encontro).


15 de Abril

“Procissão do Encontro” em Santarém ocorre nesta Sexta-feira SantaImage title

Em Santarém, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição realiza na Sexta-feira Santa, 15, a “Procissão do Encontro” a partir das 10h. Assim como no ano passado, este ano ela ocorre em forma de carreata. Será o encontro das imagens do “Senhor dos Passos”, saindo da Ufopa - Tapajós, e de “Nossa Senhora das Dores”, com saída da Igreja N. Sra. das Graças, bairro Santa Clara. Elas vão percorrer diversas ruas da cidade para se encontrarem na Catedral, onde depois haverá a meditação das Sete Palavras de Jesus na cruz.

O Arcebispo Dom Irineu Roman, CSJ, estará acompanhando a carreata que sairá da Ufopa - Tapajós com a imagem do “Senhor dos Passos”.

Há um costume da “Procissão do Encontro” representar a temática da Campanha da Fraternidade (CF). Como este ano a CF dá ênfase para a Educação, as carreatas vão passar em frente às universidades públicas e privadas, e escolas católicas da cidade de Santarém.

Segundo o vigário da comunidade N. Sra. das Graças, padre Sidney Canto, esta procissão “faz memória do encontro de Nossa Senhora com Jesus Cristo que carrega a sua cruz no caminho do calvário. Este momento de piedade e devoção é representado por uma procissão que aqui em Santarém era realizada no século 19 até os anos de 1970. Essa devoção contava com a participação das mulheres e dos homens que saiam em duas procissões separadas. As mulheres conduziam o andor de Nossa Senhora das Dores e os homens o andor com o Cristo carregando a cruz”. As procissões se encontravam na esquina da travessa Siqueira Campos, próximo a Catedral, e depois um padre ou o bispo fazia o Sermão do Encontro. 

A Procissão do Encontro foi retomada ano passado na manhã da Sexta-feira Santa com as antigas imagens do “Senhor dos Passos” e de “Nossa Senhora das Dores” que foram restauradas.

Procissão do Senhor Morto

A Catedral Metropolitana de Santarém realiza na Sexta-feira Santa, 15, a Procissão do Senhor Morto. Será após a Celebração da Paixão que inicia às 15h. 

Image title

Espetáculo Sacro “Jesus, o Filho do Homem”

O Grupo de Teatro de Aparecida (Grutap) apresenta na Sexta-feira Santa,15, o espetáculo sacro “Jesus, o Filho do Homem”. Será a partir das 19h30, na área ao lado da Igreja Nossa Senhora Aparecida, bairro Aparecida. O ingresso custa o valor simbólico de R$ 5,00 (crianças menores de cinco anos não pagam) e está sendo vendido na secretaria da paróquia em horário comercial. A coordenação informa ainda que até esta quinta-feira há plantões de venda de ingressos com membros do Grutap na área ao lado da igreja, das 19h30 às 22h.

Via Sacra (Sant’Ana)

A comunidade de Sant’Ana meditará nesta Sexta-feira Santa as 15 estações da Via Sacra pelas ruas do bairro Santana. Esse momento de memorial da Paixão e Ressurreição de Jesus inicia às 7h30 na Igreja de Sant’Ana. Depois, a Via Sacra segue com parada em cada estação e retorna para a igreja, onde será a última estação.

Via Sacra (Comunidade N.Sra. das Graças)

Nesta Sexta-feira Santa, 15, a comunidade Nossa Senhora das Graças, bairro Santa Clara, medita as 15 estações da Via Sacra. Será a partir das 8h. 

Via Sacra (Paróquia São João Batista)

A Paróquia São João Batista, bairro Jardim Santarém, realiza a Via Crucis encenada na Sexta-feira Santa, 15. A concentração inicia às 7h em frente ao Salão Paroquial, onde ocorre a primeira estação e, depois, vai seguir percorrendo diversas ruas, com encerramento na Igreja de São João.

Via Sacra (Paróquia Santa Terezinha)

Quem também realiza a Via Sacra na Sexta-feira Santa, 15, é a Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, bairro Jardim de Santarém. Será dentro da Igreja com início às 11h.

Via Sacra (Paróquia de Fátima)

A Paróquia N. Sra. de Fátima, bairro de Fátima, promove na Sexta-feira da Paixão, uma Via Sacra itinerante a partir das 8h. Um carro estará levando a Cruz de Cristo e parando em frente às casas de paroquianos em cada estação.

Via Sacra (Paróquia de Nazaré – Lago Grande)

Na Vila do Curuai, Região do Lago Grande, a Paróquia N. Sra. de Nazaré realiza sua Via Sacra na Sexta-feira Santa, 15, pela manhã com início às 7h, saindo da Capela de Nossa Senhora da Conceição, bairro da União, e segue pelas comunidades do Lago Grande.

Via Sacra (Comunidade N. Sra. do Perpétuo Socorro)

A comunidade N. Sra. do Perpétuo, bairro Liberdade, medita as 15 estações da Via Crucis a partir das 8h30 ao lado da Igreja, na Sexta-feira Santa.

Via Sacra (Comunidade Menino Jesus)

Na Sexta-feira Santa, 15, a comunidade do Menino Jesus, bairro Mapiri, realiza a Via Sacra com início às 8h na praça da Igreja. Mais tarde, também na praça, será exibido o curta-metragem “Paixão e Morte de Jesus”, após a celebração da Paixão que começa às 18h. 

Via Sacra (Igreja Santa Clara)

A Comunidade Santa Clara, bairro Caranazal, realiza a Via Sacra encenada também na Sexta-feira Santa,15. Esse momento de meditação da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo inicia às 7h30. Também serão feitas leituras em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade 2022: “Fraternidade e educação”.

Vias Sacras (Área Pastoral Santa Paulina)

Na Área Pastoral Santa Paulina, Região 5 de Pastoral, as comunidades N. Sra. da Glória, bairro Conquista, e Santo Expedito, bairro Alvorada, fazem a meditação da Via Sacra na Sexta-feira Santa. Na Igreja da Glória será das 7h30 às 11h30 e na Igreja de Santo Expedito das 8h às 11h30.

Via Sacra (Paróquia São José)

No planalto santareno, a Paróquia São José, BR-163, medita a Via Sacra da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo a partir das 14h.

Área Pastoral N. Sra. de Nazaré

Via Sacra – Na Sexta-feira Santa, a partir das 9h, a Área Pastoral N. Sra. de Nazaré medita, com encenação, as 15 estações da Via Sacra, saindo da Igreja de São José, bairro Bela Vista, até a Igreja de N. Sra. de Nazaré, bairro Vitória Régia.

Caminhada Penitencial - A Área de Nazaré realiza também na Sexta-feira Santa uma Caminhada Penitencial a partir das 14h30 saindo da Igreja Santo Antônio, bairro Ipanema II, e seguirá até a Igreja de São João Batista, bairro Ipanema.

Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top