27 OUT 2021

Núncio Apostólico entrega Pálio Arquiepiscopal de Dom Irineu Roman nesta sexta, 29

Foto montagem: Núncio - Google Imagens/ Dom Irineu Roman - Arquivo

O Núncio Apostólico e Embaixador da Santa Sé no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, estará em Santarém nesta sexta-feira, 29, para a imposição do Pálio (Pallium em Latim) Arquiepiscopal de Dom Irineu Roman, Arcebispo Metropolitano de Santarém. Este momento solene ocorrerá em Celebração Eucarística na Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranazal, às 19h30.

Esta veste litúrgica usada na Igreja Católica, consiste em uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre ombros dos Arcebispos e representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida. O Pálio é o símbolo da missão pastoral do bispo. É também a prerrogativa dos arcebispos metropolitanos, como símbolo de jurisdição em comunhão com a Santa Sé.

A insígnia que Dom Irineu irá receber foi abençoada pelo Papa Francisco em 28 de junho de 2020 durante a celebração Solene de São Pedro e São Paulo. A entrega não ocorreu naquele ano por conta da pandemia.

Quando um arcebispo recebe o Pálio, ele deve usá-lo somente no território de sua Província Eclesiástica. A Província Eclesiástica de Santarém é formada pela Arquidiocese de Santarém (sede), Diocese de Óbidos, Diocese do Xingu, Prelazia de Itaituba e Prelazia do Alto Xingu - Tucumã.

A celebração será transmitida pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação: Rádio Rural – AM 710, TV Encontro – Canal 26.1 e redes sociais (youtube e facebook da TV Encontro).

Na imagem abaixo um arcebispo revestido com o Pálio.

Foto: Google Imagens

Programação da Visita do Núncio Apostólico a Santarém

29/10 – Sexta-feira

12:40 - Chegada ao Aeroporto de Santarém, onde será recebido pelo Arcebispo e autoridades locais.

14:30 - Visita à Catedral Metropolitana de Santarém.

15:00 - Visita ao Seminário São Pio X. Após a visita, haverá encontro reservado com bispos.

18:30 - Encontro com autoridades locais na Paróquia São Francisco de Assis, bairro Caranazal.

19:30 - Missa de Imposição do Pálio Arquiepiscopal na Igreja São Francisco de Assis.

30/10 – Sábado

Pela manhã, viagem para Manaus (AM).

Sobre o Núncio

Dom Giambattista Diquattro é natural de Bologna, na Itália. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé no dia 1º de maio de 1985. Ele já desempenhou atividades junto às Representações Pontifícias em: Centro - Africana – Congo Brazzaville Tchad; Missão Permanente na ONU em Nova York; Itália. Também atuou na Seção para as Relações com os Estados na Secretaria de Estado do Vaticano. Como Núncio Apostólico, tem atuação desde 2005. Naquele ano foi nomeado pelo Papa como Núncio do Panamá, em 2 de abril. Em 21 de novembro de 2008 Dom Diquattro foi nomeado Núncio Apostólico na Bolívia; 21 de janeiro de 2017 nomeado Núncio Apostólico na Índia e Nepal; e no dia 29 de agosto de 2020 o Papa Francisco o nomeou Núncio Apostólico no Brasil. Ele iniciou seus trabalhos diplomáticos no país no dia 7 de janeiro deste ano.

Núncios Apostólicos no Brasil em Santarém

1904 – Dom Giulio Tonti

1942 – Dom Bento Aloisi Masella

1961 – Dom Armando Lombardi

1966 – Dom Sebastião Baggio

1981 – Dom Carmine Rocco (ordenação de Dom Lino)

2003 – Dom Lorenzo Baldisseri (primeiro Núncio a participar de um Círio da Conceição)

2020 – Dom Giovanni d’Aniello (instalou a Arquidiocese de Santarém)

2021 – Dom Giambattista Diquattro (imposição do pálio)

Com informações da Nunciatura Apostólica no Brasil, do portal da CNBB e do Padre Sidney Canto.

Texto: Aritana Aguiar