21 MAR 2020

Prevenção: Arquidiocese de Santarém suspende missas por tempo indeterminado

Com o aumento do número de contaminados com o novo coronavírus (COVID-19) e em sintonia com a Igreja no Brasil, o Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, CSJ, suspendeu neste sábado, 21 de março, todas as missas públicas por tempo indeterminado. Confira abaixo o comunicado ao povo de Deus da Arquidiocese de Santarém:

COMUNICADO

A Arquidiocese de Santarém em sintonia e de acordo com as autoridades de saúde e em obediência a PORTARIA Nº 454, de 20 de março de 2020 do DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, em que considera a transmissão comunitária do coronavírus (covid-19) e a necessidade premente de envidar todos os esforços em reduzir a transmissibilidade vem declarar a todos:

Dada a evolução rápida e ameaçadora do coronavírus, comunicamos que estão suspensas as celebrações públicas da Santa Missa a partir deste sábado, dia 21 de março até nova ordem.

Durante esse período as missas nas paróquias e áreas pastorais sejam celebradas sem a presença de fiéis e poderão ser transmitidas pelas mídias sociais.

Ficam suspensos todos os eventos e reuniões, como catequeses, festas, encontros, retiros comunitários e quaisquer outras atividades. Recomenda-se vivamente que os idosos permaneçam em suas casas e não se dirijam às igrejas de forma alguma.

Durante esse período de quarentena, a Arquidiocese de Santarém oferece celebrações pela TV Encontro (Canal 26.1), Rádio Rural e Mídias Sociais nos seguintes horários: de segunda a sexta no horário das 18hs. Aos Sábados às 19h30min e aos domingos às 8h30 e 19h diretamente da Catedral Metropolitana.

De acordo com a CNBB, as Igrejas permanecerão abertas, limpas e arejadas, para a oração do povo de Deus.

A Comunicação feita pela Santa Sé vale para toda a Igreja, e, portanto, para nossa Arquidiocese.

Santarém-PA, 21 de março de 2020

Dom Irineu Roman, CSJ