19 MAR 2020

Novo decreto é emitido pela Arquidiocese em relação aos cuidados contra o Covid-19

Mediante a situação de emergência de Saúde Pública por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), nesta quinta-feira, 19 de março, a Arquidiocese de Santarém emitiu um novo decreto no qual suspende por tempo indeterminado todas as atividades arquidiocesanas e paroquiais. As missas nas igrejas permanecem, mas orientações devem ser seguidas para não haver contaminação do vírus. Confira abaixo o comunicado na íntegra:

DECRETO 3

Diante da Declaração do estado de emergência da Saúde Pública, decretado pelo Ministério da Saúde, cooperando com as normas sanitárias emitidas pelos órgãos da saúde, e de acordo com as orientações da Igreja propomos o seguinte:

Suspender por tempo indeterminado as seguintes atividades:

1)            Todas as CATEQUESES nas Paróquias, Áreas pastorais e comunidades. Sugerimos que os catequistas proponham atividades aos catequizandos para serem realizadas em casa.

2)            As aulas presenciais no Seminário São Pio X ficam suspensas, em contrapartida os alunos farão atividades extraclasse com acompanhamento dos professores.

3)            Realização de festas em geral de acordo com as normas expedidas pelo poder público municipal na data de 18 de março de 2020.

4)            Procissões, Eventos formativos, assistenciais e demais atividades programadas pelas diversas pastorais, comissões, movimentos eclesiais e equipes de serviços.

Outras determinações por tempo indeterminado:

1)            O atendimento na Cúria Metroplitana fica restrito aos responsáveis das paróquias e áreas pastorais no que se refere à parte administrativa. Outros atendimentos poderão ser feitos por telefone ou por meio eletrônico.

2)            Os padres estabeleçam horários extras para as celebrações e mantenham o controle para que não haja aglomeração de pessoas, respeitando as orientações das autoridades da saúde. Na medida do possível, as celebrações sejam campais e em espaços abertos com número limitado de pessoas.

3)            A Arquidiocese de Santarém incentiva a vivência de práticas de piedade em família, como a recitação do terço, novenas, vias-sacras e leitura Orante da Palavra de Deus.

4)            Sobre as confissões, que se mantenha uma distância de acordo com as normas da saúde entre o penitente e o confessor. Seja dada preferência as confissões em lugares abertos e arejados.

5)            Os idosos e outras pessoas que fazem parte do grupo de maior risco para desenvolver formas graves da doença, podem acompanhar as celebrações litúrgicas em suas casas, através dos meios de comunicação, até que seja superada a Pandemia. Estas pessoas se sintam tranquilas no que diz respeito ao cumprimento do preceito dominical.

6)            Todas as atividades religiosas e sociais programadas nas Paróquias, Áreas Pastorais podem ser revistas, contando com o bom senso dos nossos sacerdotes e seus respectivos conselhos. Sejam adiadas aquelas que possam ser realizadas posteriormente.

7)            Vamos manter a serenidade diante de tudo o que está acontecendo, mas tenhamos o devido cuidado, seguindo todas as normas emanadas pelas autoridades da saúde.

8)            Redobrar os cuidados com a higienização nas Igrejas, secretarias paroquiais, salões, Cúria Metropolitana, Centro de Pastoral da Arquidiocese e os locais onde forem realizadas atividades por grupos.

9)            Na próxima reunião do Clero da Arquidiocese de Santarém a ser realizada no dia 2 de abril de 2020, das 8h30 às 13h, no Centro de Formação Emaús, levaremos novas propostas em vista das grandes celebrações da Semana Santa.

Recomendamos ainda que diante dos inadiáveis compromissos econômicos da Cúria, paróquias e Áreas Pastorais busquemos manter a fidelidade ao dízimo.

Dado e passado em nossa Cúria Metropolitana, aos 19 dias do mês de março de 2020.

Dom Irineu Roman, CSJ

Arcebispo Metropolitano de Santarém