17 MAR 2020

Arquidiocese emite decreto com suspensões para combater o novo coronavírus

Diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), a Arquidiocese de Santarém emitiu nesta terça-feira, 17, um decreto no qual suspensa atividades e dá orientações ao povo de Deus desta Igreja particular. Confira abaixo o decreto que é assinado pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, CSJ.

DECRETO

Considerando os Decretos Federal, Estadual e Municipal acerca das medidas preventivas públicas contra a pandemia do COVID – 19 (Corona Vírus);

Considerando que o Bispo diocesano, no teor do Cânon 87§1 do Código de Direito Canônico, pode dispensar os fiéis de cumprimento das leis disciplinares em seu território;

Considerando o perigo de contaminação de pessoas em se tratando de aglomeração; colaborando com as autoridades públicas governamentais, e em acréscimo às nossas orientações anteriores, divulgadas em 29 de fevereiro de 2020, dispomos o seguinte, até que disponhamos o contrário:

Fica suspenso provisoriamente:

- O abraço da paz nas missas, dar as mãos na oração do Pai do Nosso e a comunhão na boca;

- Todo evento religioso e social desta Arquidiocese em ambiente fechado que tenha uma grande aglomeração de fiéis;

- A Adoração ao Santíssimo Sacramento na Catedral Metropolitana de Santarém realizado toda quinta-feira a partir do meio-dia;

- O Seminário de Vida no Espírito Santo da Renovação Carismática Católica de Santarém realizado toda quarta-feira na Catedral Metropolitana, das 19h às 21h.

Quanto a ordenação diaconal dos cinco pré-diáconos desta Arquidiocese a ser realizada nesta quinta-feira, 19 de março, às 19h30, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, bairro de Fátima, fica restrita somente aos familiares, amigos mais próximos, presbíteros, equipe de Liturgia da celebração e a Equipe de Comunicação da Arquidiocese.

Recomendamos manter as Igrejas abertas e limpas, para as celebrações e demais atividades religiosas. Onde for possível, as portas e janelas estejam abertas e se evite o uso de arcondicionado. Durante o período de maior risco de contágio, as Igrejas com grande afluência de fiéis, aumente-se, enquanto possível, o número de celebrações para evitar grandes aglomerações. Levando sempre em conta as condições meteorológicas de nossa região, as paróquias e áreas pastorais considerem a opção de celebrações campais.

A Arquidiocese de Santarém incentiva a vivência de práticas de piedade em família, como a recitação do terço, novenas, vias-sacras e leitura orante da Palavra de Deus.

Sobre as confissões, que haja o máximo de cuidado na proximidade entre o penitente e o confessor. Seja dada preferência as confissões em lugares abertos e arejados.

Os idosos e outras pessoas que fazem parte do grupo de maior risco para desenvolver formas graves da doença, podem acompanhar as celebrações litúrgicas em suas casas, através dos meios de comunicação, até que seja superada a Pandemia. Estas pessoas se sintam tranquilas no que diz respeito ao cumprimento do preceito dominical. Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, especialmente os mais jovens, encontrem agora um apelo ao trabalho de assistência aos doentes, levando-lhes a Eucaristia.

Todas as atividades programadas nas Paróquias, Áreas Pastorais, e/ou sociais podem ser revistas, contando com o bom senso dos nossos sacerdotes e seus respectivos conselhos. Caso seja necessário e possível, sejam adiadas aquelas que possam ser realizadas posteriormente.

Vamos manter a serenidade diante de tudo o que está acontecendo, mas tenhamos o devido cuidado, seguindo todas as normas emanadas pelas autoridades da saúde.

Redobrar os cuidados com a higienização nas Igrejas, secretarias paroquiais, salões paroquiais, Cúria Metropolitana, Centro de Pastoral da Arquidiocese e os locais onde forem realizadas atividades por grupos, pastorais, movimentos e/ou equipes de serviço da Arquidiocese.

Na próxima reunião do Clero da Arquidiocese de Santarém a ser realizada no dia 2 de abril de 2020, das 8h30 às 13h, no Centro de Formação Emaús, levaremos novas propostas em vista das grandes celebrações da Semana Santa.

Dado e passado em nossa Cúria Metropolitana, aos 17 dias do mês de março de 2020.

Dom Irineu Roman, CSJ

Arcebispo Metropolitano de Santarém