30 ABR 2021

Morre padre José Gross, SVD, aos 89 anos em Santarém

Nesta sexta-feira, 30 de abril, faleceu o padre José Gross, da Congregação dos Missionários do Verbo Divino. Confira abaixo a nota emitada pelo Superior Regional, padre Leonardo Gade,SVD.

NOTA DE FALECIMENTO

A congregação dos Missionários do Verbo Divino (Verbita/SVD), com sede na Avenida Tapajós, 1259 no Bairro Aldeia na Cidade de Santarém, comunica o falecimento do Pe. José Gross, 89 anos. Pe. José Gross nasceu em Langenwiese na Alemanha no dia 19/11/1931. Filho de Hugo Gross e Clara Hipler-Gross. Viveu a sua missão sacerdotal por 60 anos, todos no Brasil. Foi professor no Seminário Verbita no Província SVD Brasil Sul. Veio para Amazônia, trabalhando em Oriximiná, Faro e Arapiuns. Ficou no Arapiuns por 14 anos, dedicando sua vida como sacerdote, pastor e pesquisador de plantas. Foi um padre muito disciplinado, de ardor missionário, simples e fiel a Deus e a seu povo.

Na sua idade madura, viveu na casa central do Verbo Divino em Santarém. Foi hospitalizado no Hospital São Camilo na sexta-feira, 23/04 e após uma semana de cuidado médico partiu a para a Páscoa definitiva hoje, sexta-feira, 30/04, às 12h15. O corpo será velado na Casa Central do Verbo Divino, e o enterro será amanha, sábado, 01/05/2021, às 10hs.

Em nome dos missionários verbitas na Amazônia, queremos agradecer a Deus por termos Pe. José Gross como membro da família verbita. Manifestamos também a nossa a gratidão à sua família de origem, aos bispos, ao clero, aos religiosos/as, ao povo de Deus, aos amigos e a todos que de uma ou outra forma colaboraram com ele durante o seu tempo de peregrinação neste mundo.

Que ele descanse em paz! Que Jesus Ressuscitado o acolha nos seus braços para a vida eterna!

Santarém, 30/04/2021

Pe. Leonardo Gade

Superior Regional SVD

-------------------------------------------------------------------------------------------------

O Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman, CSJ, emitiu uma nota de pesar e solidariedade pelo falecimento do padre José Gross. Confira a nota abaixo:

NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE

“Parabéns, servo bom e fiel! Como te mostraste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da alegria do teu senhor!” (Mt 25, 21)

A Arquidiocese de Santarém manifesta pesar pelo falecimento do padre José Gross, da Congregação dos Missionários Verbo Divino, que nesta sexta-feira, 30 de abril, foi chamado para a casa do Pai aos 89 anos, em Santarém.

Nossa Igreja Particular oferece orações e solidariedade a toda Congregação dos Missionários do Verbo Divino neste momento de despedida ao padre José Gross, que dedicou parte de sua vida sacerdotal na Amazônia.

Deus seja louvado pelo chamado e envio de padre José a serviço da Igreja. Bendigamos ao Senhor por sua vida.

Senhor, dê ao Padre José Gross o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz.

Santarém, 30 de abril de 2021.

Dom Irineu Roman, CSJ

Arcebispo Metropolitano de Santarém