03 MAR 2021

CFE 2021: Arquidiocese emite carta sobre a Coleta da Solidariedade

A Arquidiocese de Santarém emitiu nesta quarta-feira, 3 de março, uma carta com esclarecimentos a respeito da Coleta Nacional da Solidariedade, que faz parte da Campanha da Fraternidade. A CF deste ano é ecumênica e traz o tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e lema “Cristo fé a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14a).

Este ano não haverá o tradicional envelope da coleta. “Todas as ofertas das celebrações dos dias 27 e 28 de março de 2021 (sábado e domingo) nas comunidades, áreas pastorais e paróquias de nossa Arquidiocese serão destinadas à Coleta Nacional da Solidariedade”, diz a carta.

O comunicado também informa como será distribuído os recursos que serão coletados no fim de semana do Domingo de Ramos.

Confira a carta abaixo:

Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2.14a)

No próximo dia 28 de março celebramos o Domingo de Ramos, momento de relembrarmos a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, marcando o início da Semana Santa. Como ocorre tradicionalmente durante a Campanha da Fraternidade, o fim de semana do Domingo de Ramos é dedicado à Coleta de Solidariedade da Campanha da Fraternidade, que este ano é ecumênica e com o tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2.14a).

A partir de orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), este ano não teremos os envelopes da Coleta da Solidariedade. Com isso, apresentamos os seguintes encaminhamentos:

• Todas as ofertas das celebrações dos dias 27 e 28 de março de 2021 (sábado e domingo) nas comunidades, áreas pastorais e paróquias de nossa Arquidiocese serão destinadas à Coleta Nacional da Solidariedade;

• Do total arrecadado, a distribuição será da seguinte maneira: 50% para a Arquidiocese de Santarém, 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade e 10% para a Cáritas do Regional Norte II da CNBB.

• Na certeza de vossa compreensão e empenho neste gesto concreto da Campanha da Fraternidade, nosso agradecimento, e que Deus nos abençoe!

Santarém, 3 de março de 2021.

Dom Irineu Roman, CSJ                                                                 Pe. Cleonildo Paulo

Arcebispo Metropolitano de Santarém                                  Coord. Arquidiocesano de Pastoral