17 FEV 2021

Plano Arquidiocesano nos tempos de pandemia “Puxirum Pela Vida” é lançado nesta quarta-feira, 17

Encontro virtual de lançamento do Plano

As Pastorais Sociais da Arquidiocese de Santarém lançaram nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, o Plano Arquidiocesano nos tempos de pandemia “Puxirum Pela Vida”, durante um encontro virtual chamado “Ciranda pela Vida” pela plataforma Google Meet. Este plano emergencial tem o objetivo de enfrentamento aos desafios que a pandemia da Covid-19 está colocando à Igreja. Neste lançamento participaram padres, religiosos e religiosas, lideranças das paróquias e áreas pastorais, equipes de serviço e demais lideranças desta Igreja particular.

O plano coordenado pelas Pastorais Sociais deve animar e envolver todas as paróquias e áreas pastorais da Arquidiocese, em quatro grandes frentes de trabalho, cada um com seus projetos de atuação, mas em sintonia, no intuito de enfrentar os desafios da Covid-19. Confira abaixo os quatro grupos de trabalho:

1.  Combate à Fome. Distribuição de cestas básicas, com hortas urbanas e a procura da segurança alimentar;

2.  Saúde. Cuidar da Saúde física e praticar a escuta das pessoas com dificuldades de saúde mental;

3.  Incidência política. Desvelar as causas e usos sociopolíticos, econômicos e ambientais da pandemia;

4.  Comunicação. Promover uma comunicação verdadeira e objetiva no contexto da pandemia, a partir de informações de fontes confiáveis.

A coordenadora do grupo de Combate à Fome, Francely Brandão, ressalta que o Plano Arquidiocesano “Puxirum pela Vida tem como objetivo motivar a todos os agentes de pastoral, padres, leigos e leigas, religiosos e religiosas, para que façam acontecer este ato de caridade na sua paróquia, área pastoral ou comunidade. Todos são convidados a fortalecer o diálogo fraterno com os mais pobres e marginalizados”.

Campanha de Combate à Fome (EMERGENCIAL)

Do Plano Puxirum Pela Vida, a emergencial é de Combate à Fome. O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis, sabão e álcool em gel para famílias em vulnerabilidade alimentar, sanitária e social da Arquidiocese, neste tempo de pandemia da Covid-19. As doações podem ser entregues no Centro Arquidiocesano de Pastoral a partir de quinta-feira, 18 de fevereiro, das 8h às 12h (atrás da Catedral), e pela parte da tarde haverá uma equipe disponível para buscar as doações onde for necessário.

Esta ação de Combate à Fome deve envolver as paróquias e áreas pastorais com o levantamento de famílias carentes, na arrecadação de alimentos e distribuição de cestas básicas.

Francely explica ainda que “cada paróquia define uma equipe que articulará a arrecadação e distribuição das cestas básicas, na sua própria paróquia, conforme pré cadastro das famílias em maior necessidade alimentar.”

Quem souber de famílias que estão em condição de vulnerabilidade alimentar, sanitária e social, ou queira mais informações, ou queira contribuir com esta campanha, assim como todo o Plano “Puxirum pela Vida”, basta ligar para o número (93) 99170-4305.

Saúde emocional

A equipe que dará suporte à saúde emocional também atenderá no Centro de Pastoral. Quem deseja um serviço de escuta, precisará ligar para o número de contato (93) 99170-4305, para triagem e encaminhamentos devidos.

Clique AQUI e confira o plano completo.