13 FEV 2021

Pastoral da Sobriedade vivencia a Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo

A Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Santarém vivencia de 13 a 19 de fevereiro de 2021 a Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo. Devido este período de lockdown na Região do Baixo Amazonas, por causa da pandemia da Covid-19, a coordenação promove uma programação virtual informativa, com a divulgação de folderes que explicam sobre o alcoolismo e os riscos para a saúde, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os malefícios desta doença. O primeiro folder aborda a realidade do alcoolismo, o conceito de alcoolismo e os sintomas do alcoolismo. Já o segundo folder destaca o diagnóstico, riscos e doenças e o tratamento.

Segundo a coordenadora da Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Santarém, Rita Guimarães, no que tange ao combate ao alcoolismo, “a Pastoral da Sobriedade tem o papel importante de resgatar e reinserir a prevenção e a recuperação. Ou seja, este é momento bastante promissor e desafiador em tempos de pandemia. Para conseguir levar a sociedade maior sensibilização quando à importância da prevenção ao consumo de bebidas alcoólicas”.

Nos links abaixo estão disponíveis os materiais.

Folder 01 e Folder 02

O alcoolismo

De acordo com a Pastoral da Sobriedade, o alcoolismo é uma doença crônica que atinge mais homens do que mulheres em todo o mundo, porém, o panorama sofre alterações. A prática entre as mulheres aumenta e a escassez de discussões colabora com o estigma da doença.

Além disso, a pessoa dependente do álcool, segundo esta pastoral, prejudica a própria vida, afeta a família, amigos e colegas de trabalho.