26 FEV 2020

Campanha da Fraternidade 2020 é destaque em coletiva de imprensa na Arquidiocese de Santarém

Nesta quarta-feira de Cinzas, 26, a Arquidiocese de Santarém realizou uma entrevista coletiva para destacar a Campanha da Fraternidade 2020 que traz o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). A coletiva ocorreu nas dependências do Sistema de Comunicação da Arquidiocese e teve a presença do Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman; do Reitor do Seminário São Pio X, padre Rubinei Coelho; do secretário executivo do Centro da Pastoral da Arquidiocese, padre Antônio Claudio; e da coordenadora do Secretariado de Campanhas da Arquidiocese, Eloisa Alves.

Dom Irineu mostrou à imprensa o texto base da CF 2020 que é disponibilizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em que dá todas as orientações sobre a temática deste ano. E conforme o documento, ele citou o objetivo geral da CF 2020: “Conscientizar, à luz da Palavra de Deus para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduzem em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na Comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.

Detalhando sobre o tema, o arcebispo explicou que este trata da vida como um dom e um compromisso, e o lema provém do Evangelista Lucas, da parábola do Bom Samaritano, em que Jesus Cristo conta sobre um homem que foi assaltado e agredido, e muito machucado ficou caído na estrada, mas depois recebeu os cuidados de um samaritano que teve compaixão dele.

O Arcebispo, então, ressaltou a importância de Santa Dulce dos Pobres, ao afirmar que ela é um exemplo de uma boa samaritana dos tempos atuais. “Porque desde o início ela se ocupou com os fragilizados, com os mais pobres, com os doentes. Ela começou devagar, foi incompreendida inicialmente, mas, hoje, no Brasil, ela é exemplo de uma pessoa que sabe cuidar, que as obras dela sabem cuidar da vida”.  Santa Dulce tem sua imagem em perspectiva de destaque no cartaz da Campanha da Fraternidade 2020.

A partir da temática da CF 2020, Dom Irineu mostrou sua preocupação com os casos de suicídio no Brasil ao dizer que “Hoje nós temos uma situação muito difícil em nosso país: jovens que se suicidam. Nós tivemos no Brasil 11 mil suicídios nesses últimos tempos. Isso é gravíssimo. Na média de 31 suicídios por dia no Brasil. Nós devemos nos preocupar também, aqui em Santarém, com a juventude, no sentido em ter esse cuidado de escutar os jovens”.

Abertura da CF na Arquidiocese

A Campanha da Fraternidade será aberta oficialmente na Arquidiocese de Santarém nesta sexta-feira, dia 28, no Espaço Mãe Natureza, bairro Santo André, onde funciona a Associação Irmã Dulce dos Pobres. A programação inicia às 18h30 com a recepção das caravanas. Às 19h tem apresentações culturais e às 19h30 inicia a Santa Missa presidida por Dom Irineu Roman. Eloisa Alves explicou sobre a escolha do lugar dizendo que “o local faz toda alusão à temática da Campanha da Fraternidade. No Espaço se realizam vários projetos, inclusive com crianças e adolescentes. Crianças que são tiradas das ruas, do bairro Santo André e a elas são proporcionadas cursos de costura, bordado, música e dança. Com isso, nós compreendemos que há um despertar grandioso do sentido da vida”.

Em janeiro deste ano foi realizado o encontro de multiplicadores da CF 2020 na Arquidiocese de Santarém. “Tivemos a presença de representantes das 12 regiões pastorais da Arquidiocese e também representantes das Diocese de Óbidos e Xingu. Foi um encontro para compreender a temática da Campanha da Fraternidade. Após esse encontro, todos os multiplicadores foram para suas áreas e paróquias realizar também o encontro de multiplicadores, no sentido de despertá-los para compreender toda a temática da Campanha”, acrescentou a coordenadora do Secretariado de Campanhas.

Ao final da entrevista coletiva Dom Irineu fez a leitura da mensagem que Papa Francisco divulgou por ocasião da Campanha da Fraternidade 2020.

Em todo o Brasil, a Campanha da Fraternidade é desenvolvida no período da Quaresma. Inicia na Quarta-feira de Cinzas e encerra no Domingo de Ramos.