Almeirim

Image title

Os fundamentos do atual município de Almeirim, situado na zona fisiográfica da Baixo Amazonas, foram lançados pelos frades capuchos de Santo Antônio, e fundaram, juntamente com os índios descidos do centro, a Aldeia do Paru. Ela prosperou, inclusive, quando uniu-se à taba dos índios do Rio Uacapari.

Manoel da Mota e Siqueira, objetivando defender o território, construiu à margem esquerda do Rio Amazonas, no local onde se encontra a Sede Municipal, um forte de pedra e barro, denominado forte do Paru. Essa iniciativa foi um dos principais fatores do desenvolvimento do povoado Aldeia do Paru.

Em 1758, por ato do Governador e Capitão-General, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, adquiriu categoria de Vila, passando a chamar-se Almerim. Entretanto, na época da Independência veio a ser extinta, em virtude da preocupação do Governo da Capitania de alargar os domínios coloniais portugueses, para o Alto Amazonas.

Em 1835, Almerim foi palco de Cabanagem, que assolou o interior da Província. Com o advento da República, em 1890, readquiriu categoria de Vila e também de município. Porém, em 1930, o então município foi extinto, sendo seu território anexado ao de Prainha, onde se restabeleceu no mesmo ano.

Gentílico: almeiriense ou almeirimense

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído de 3 distritos: Almeirim, Arumanduba e Monte Dourado.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

O município de Almeirim tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição. Já do Distrito de Monte Dourado a padroeira é Nossa Senhora de Nazaré.

Fonte: IBGE: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/almeirim/historico

Compartilhe esta publicação

Desenvolvido por Cúria Online do Brasil

Top