Equipes de Nossa Senhora (ENS)

Em 1938, um jovem padre de Paris, Henri Caffarel, recebe a visita de uma pessoa que desejava lhe falar sobre sua vida espiritual. Alguns dias depois, ela volta, acompanhada do marido. A seguir, esse casal apresenta o Padre Caffarel a outros três casais. Repletos de amor e cristãos convictos pedem a ele que os guie em busca de viver o seu amor à luz da sua fé.

"Façamos o caminho juntos" responde-lhes o Padre Caffarel, e dessa maneira, o projeto de se reunirem para refletir em comum sobre o matrimonio estava lançado.

Pouco a pouco, os olhos destes jovens casais descobrem o lugar privilegiado do casal nos desígnios de Deus. Simultaneamente, fazem experiências de vida comunitária onde se realiza a promessa de Cristo de estar presente. A vida deles progride através da abertura aos outros, na união a Deus, entre os esposos e entre os casais.

1992 - O Decreto de Reconhecimento

Tendo cuidadosamente estudado o projeto de estatutos submetido à sua aprovação, e tendo recebido o acordo do Papa João Paulo II durante audiência concedida ao Cardeal Eduardo Pironio em 26 de Março, o Pontifício Conselho para os Leigos reconhece as Equipes de Nossa Senhora como Associação de Fiéis de Direito Privado e aprova seus estatutos. Com este reconhecimento oficial, o vínculo de fidelidade à Igreja e ao seu magistério, que, desde a sua origem, tem caracterizado o Movimento se consolida.

2002 - O Reconhecimento definitivo das EQUIPES DE NOSSA SENHORA

No dia 26 de julho de 2002, festa de Sant'Ana e São Joaquim, o Conselho Pontifício para os Leigos reconheceu definitivamente as Equipes de Nossa Senhora como Movimento de Fiéis Leigos. Desde 1992 que os nossos Estatutos Canônicos são reconhecidos "ad experimentum", isto é, em regime probatório. Hoje, como recordam Sua Excelência Monsenhor Rylko, Secretário, e Sua Eminência o Cardeal James Francis Stafford, presidente do Conselho Pontifício para os Leigos: "A irradiação apostólica do Movimento e o aprofundamento da formação dos membros das Equipes de Nossa Senhora, trabalhando a serviço da família e da sociedade, ao longo de todos estes últimos anos, ajudando os casais a viver cristãmente a sua vida de casados e a descobrir e a realizar o projeto de Deus sobre eles na sua vida cotidiana [...] permite decretar o reconhecimento do Movimento das Equipes de Nossa Senhora como associação privada internacional de fiéis, dotada de personalidade jurídica de acordo com o código de Direito Canônico". Este reconhecimento é a confirmação, para todos os equipistas, da qualidade dos seus compromissos apostólicos de casal e da seriedade de sua caminhada espiritual.